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2ª Via da Fatura


Sobre o SAMAE


Nossa História

A captação, tratamento e distribuição de água potável em Praia Grande-SC, foi objeto de concessão em 1977. Na oportunidade, a CASAN, autarquia com abrangência estadual, na época geria praticamente todos os municípios de Santa Catarina que dispunham do serviço. Essa concessão previa um prazo de exploração de 30 anos. Em 2007 ocorreu o vencimento da mesma. A partir de então, a CASAN continuou a operar o  sistema sem que houvesse uma concessão formal. Diversas forma as tratativas objetivando nova concessão, todas resultando infrutíferas.

   Nesse período, após 2007, ano do vencimento da concessão, o sistema de abastecimento de água em Praia Grande-SC, vinha demonstrando sinais de insuficiência. Para suprir essa demanda, a Administração Municipal buscou recursos necessários a ampliação da capacidade do reservatório de água tratada. Foi construído um novo reservatório com capacidade de armazenamento de 200m³, que somado ao já existente, elevou a capacidade de reserva para 500m³. Esse novo reservatório, depois de concluído, passou a ser utilizado pela CASAN.

   Em 2013, não havendo demonstração de interesse, por parte da Autarquia Estadual, em negociar uma nova concessão, houve por bem a Administração Municipal, reassumir o sistema. Para tanto, através do Decreto nr. 113, de 06 de junho de 2013, regulamentou o serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário e através da Lei 2.425/2013, de 29 de outubro de 2013, criou a Autarquia Municipal SAMAE ÁGUA DOS CANYONS, a quem cabe, desde então a administração do sistema.

 

MISSÃO
 
Promover a saúde pública por meio de ações de saneamento e saúde ambiental, buscando a constante superação das expectativas de seus usuários, implementar na comunidade ações socialmente responsáveis e proporcionar justo retorno aos consumidores, respeitando em todas as instâncias o meio ambiente.

VISÃO
 
Ser referência na região sul de Santa Catarina entre os SAMAEs, produzindo água com padrão compatível com referências internacionais. 

PRINCÍPIOS E VALORES
 
Satisfação dos clientes, cotistas, colaboradores e fornecedores, enfocando:
•    Atuação de forma íntegra e transparente, orientando-nos pela justiça, respeito e honestidade.
•    Segurança e confiabilidade, tanto de seus colaboradores como da sociedade para qual presta serviço.
•    Busca permanente da excelência e do crescimento da empresa.
•    Responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

SUSTENTABILIDADE

Em maio de 2013 quando o município de Praia Grande reassumiu a responsabilidade pelo serviço de captação, tratamento e distribuição de água potável o Rio Mampituba, manancial onde se realiza a captação, apresentava sinais evidentes de ruptura do sistema provocado pela erosão. A margem esquerda do Rio, lado onde se realiza a captação, encontrava-se bastante erodida, colocando em risco, inclusive, a casa de bombas responsáveis pela elevação da água até a estação de tratamento.

Autorizado por licenciamento ambiental  o município, através da secretária de obras, realizou a retirada do excesso de pedras depositadas no ponto de captação, corrigindo o leito do rio. Também foi construída uma contenção para impedir a ação das águas que provocam a erosão em épocas de cheias do rio.

Desde a criação da autarquia SAMAE ÁGUA DOS CANYONS, vem sendo implantado um Programa Permanente de Qualidade da Água. Esse programa busca, além  do aprimoramento no tratamento da água, ações de melhoria do sistema como um todo. Para isso foram revisadas todas as bombas do sistema, além de equipamentos e instalações. Recentemente foi concluída a substituição de 1/3 (um terço) de todos os Hidrômetros instalados, cuja idade de operação ultrapassava sete anos. Alguns desses hidrômetros estavam instalados havia mais de 35 anos.