contato@aguadoscanyons.com.br
(48) 3532 1293
2ª Via da Fatura


Atuação


CAPTAÇÃO DA ÁGUA

A Autarquia SAMAE ÁGUA DOS CANYONS utiliza as águas do Rio Mampituba como fonte de abastecimento de água bruta que é captada através de Bombas Auto Aspirantes de Sucção e é conduzida até a ETA por bombeamento através de adutora de 150 mm.
Para evitar interrupções na captação de água o SAMAE ÁGUA DOS CANYONS possui dois conjuntos de moto-bombas. Ambas são utilizadas em sistema de rodizio. Na eventual falha mecânica de uma, a outra passa a operar, suprindo a demanda.

TRATAMENTO DA ÁGUA

Antes de chegar as nossas casas a água passa por um processo de tratamento essencial que a torna apta para o consumo humano sem o risco de transmitir doenças.
O SAMAE Água dos Canyons conta com um laborátorio própriona estação de tratamento de água que serve para que seja realizado diariamente teste de qualidade. 
Além das análises diárias realizadas em laboratório próprio, o SAMAE ÁGUA DOS CANYONS tem contratado com laboratório externo, análises com periodicidade quinzenal, mensal e semestral, cujas amostras são coletadas em pontos distintos da rede.

DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA

A distribuição da água potável, produzida na Estação de Tratamento-ETA, é realizada por uma adutora e rede de distribuição com extensão aproximada 30.000 m.
Praticamente toda a distribuição e pressurização é realizada pela força da gravidade, exceto nas Comunidades de Pé da Serra, Vila Rosa e bairro Manoel Leão, cuja pressurização é auxiliada por bombas (Booster).


Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas:

- COAGULAÇÃO - quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determinada quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.

 

- FLOCULAÇÃO - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.

 

- DECANTAÇÃO - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.

 

- FILTRAÇÃO - a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.

 

- DESINFECÇÃO - é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças.

 

- FLUORETAÇÃO - é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.

 

- CORREÇÃO DE PH - é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.